Executivo São-luizense decreta luto oficial pelo falecimento da presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga, Anna Olívia do Nascimento

Com a publicação do decreto nº 7.127/2023, o prefeito em exercício de São Luiz Gonzaga, Piti Werle, decretou nesta quarta-feira (6), luto oficial de três dias (6, 7 e 8 de setembro) pelo falecimento da presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga (IHGSLG), a professora Anna Olívia do Nascimento. Durante o período de luto oficial, as bandeiras ficarão hasteadas a meio mastro em todos os órgãos públicos.

Com atuação de destaque desde a fundação do IHGSLG, em 1984, a professora Anna Olívia do Nascimento era uma referência nas áreas da cultura e educação em São Luiz Gonzaga. Autora de diversos trabalhos de pesquisa, uma das obras mais recentes foi o livro “San Luis, a Missão”. A obra, escrita em parceria com o professor Anderson Schmitz, detalha o processo histórico da missão que originou o município de São Luiz Gonzaga. O trabalho desenvolvido pela professora Anna Olívia também é referência na Rede Municipal de Ensino, por meio do estudo do livro “São Luiz Gonzaga, Sua Origem”. Anna Olívia ainda atuou como coordenadora do curso de História do campus local da URI.

O prefeito Sidney Brondani lamentou o falecimento da presidente do IHGSLG. “Hoje, não só São Luiz Gonzaga, mas a região missioneira perdeu uma grande guardiã da nossa história e uma fonte inesgotável de conhecimento. O legado da professora Anna Olívia, a dedicação em prol da preservação e divulgação da nossa história, precisa ser celebrado. Tenho certeza de que esse legado será uma inspiração para as futuras gerações, incentivando a busca pelo conhecimento. Nossos sentimentos aos familiares e rogamos para que Deus conforte seus corações e o descanso eterno da professora Anna Olívia”.

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga